domingo, 20 de novembro de 2011

Tirando dúvidas sobre o Programa Bolsa Família

     Atendendo ao Planejamento realizado em parceria com o Posto de Saúde Woodrow Pimentel Pantoja, visando a saúde  do escolar (PSE), aconteceu no dia 16 de novembro em nossa Unidade Escolar, a Palestra "Tirando dúvidas sobre o Programa Bolsa Família" com a assistente social Sandra.
     A palestrante iniciou argumentando a comunidade sobre as principais dúvidas, que foram: pagamento suspenso e/ou bloqueado; cadastro; valores; condicionalidades do programa, entre outros.
      Foram dadas explicações sobre as unidades básicas de atendimento, que não atendem emergência, esclarecendo que estas funcionam com atenção primária, de acordo com a assistente social. Explicou também a importância de conhecer este funcionamneto, pois a população é direcionada para sua área de cobertura.
     Ao final da palestra, foi dado atendimento aos usuários do Programa Bolsa Família atendidos pelo Posto de Saúde: advertência aos faltosos, marcação e remarcação da vigência 2011 (condicionalidades da família), etc.

       SAIBA UM POUCO MAIS:

       O que é o Programa Bolsa Família?
       É um programa que transfere renda diretamente para as famílias como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde. O dinheiro pode ser usado para comprar alimentos ou para qualquer despesa importante para o desenvolvimento da família.

     O que são as condicionalidades do Programa?
     São compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público para que os beneficiários utilizem os serviços de educação, saúde e assistência social, principalmente, as crianças, adolescentes e as mulheres grávidas.

     Compromissos de educação:
    Os pais ou responsáveis devem: matricular as crinaças de 6 a 17 anos na escola e garantir a frequência escolar.

     Compromissos de saúde:
     Os pais ou responsáveis pelas crianças menores de sete anos devem levar as crianças para vacinar, pesar, medir e fazer exames frequentemente.
     As gestantes e mães que amamentam devem participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde; continuar o acompamhamento da saúde da mãe e do bebê, após o parto; participar das atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento e alimentação saudável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário