De 16 a 22 de novembro, desenvolvemos atividades com a linguagem musical por ocasião da Semana da Música e Dia do Músico. Seguindo as Orientações Curriculares integramos essa linguagem às outras áreas do conhecimento.
No processo de desenvolvimento infantil o trabalho com a música deve se realizar em contextos que entendam a música como processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, criar e refletir. Foi esta a proposta desenvolvida por Paulo Negueba hoje (23 de novembro) em nossa escola, na Oficina de Percussão. Paulo Negueba teve seu primeiro contato com a música ainda criança na comunidade de Vigário Geral onde vivia. Por esta razão ele considera fundamental oferecer estas oportunidade para os pequenos.
- "É muito gratificante trabalhar com as crianças", diz. Para Negueba, esta oficina foi só para despertar o interesse nos alunos. O ideal é que estas atividades acontecessem com maior frequência, para que se pudesse alcançar resultados ainda maiores.
Através de situações criadas, Negueba, oficineiro do Bairro Educador, proporcionou a interação da criança com o som, o movimento, o silêncio, a expressão, entre outros a partir de exercícios que colaboram para a formação de hábitos e atitudes e disciplina.
As crianças puderam explorar diversas fontes sonoras através de alguns instrumentos. “(...) as características centradas na experimentação, imitação e apreciação, possibilitam às crianças perceberem tanto sons e silêncios quanto as estruturas e organizações musiciais” (Orientações Curriculares EI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário