terça-feira, 25 de setembro de 2012

MARATONA DE HISTÓRIAS 2012



[...] a obra literária é um objeto social. Para que ela exista, é preciso que alguém a escreva e que outro alguém a leia. Ela só existe enquanto obra neste intercâmbio social. [...] É a rela-ção que as palavras estabelecem com o contexto, com a situação de produção e leitura que instaura a natureza literária de um texto.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987. (Coleção Primeiros Passos)

SEMANA DE 08 A 11 DE OUTUBRO:

• Roda de Leitura na sala de aula (rotina) com os livros que compõem o projeto “Minha primeira biblioteca”
• Fundamentação teórica para o professor no horário complementar:
- Artigo: Ler é diferente de contar histórias (Revista Nova Escola Abril 20121)
- Texto: Literatura Infantil – breve percurso histórico (FILHO, José Nicolau Gregorin)



DIA 09 DE OUTUBRO:


Atividade Lúdica com o DETRAN – Projeto No sentido da inclusão
História: Se essa rua fosse minha... (DETRAN)





DIA 10 DE OUTUBRO: COC

Roda de Leitura
Poesia: Bicicleta de Recados (Lima Coelho)






DIA 11 DE OUTUBRO:

ATIVIDADES 1° TURNO:
• Apresentação teatral (na varanda) a partir do livro “A descoberta da joaninha” de Bellah Leite Cordeiro
• “Baú de ideias”
Construção de história, a partir de objetos do baú com os responsáveis, funcionários e alunos

ATIVIDADES 2° TURNO:
• Apresentação teatral (na varanda) a partir do livro “A descoberta da joaninha” de Bellah Leite Cordeiro
• “Aconteceu virou história”
Contação de um fato, um acontecimento, uma experiência de vida por um funcionário da escola

ATIVIDADES 3° TURNO:
• Apresentação teatral (na varanda) a partir do livro “A descoberta da joaninha” de Bellah Leite Cordeiro
• Contação de história por responsável



"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso." (Francis Bacon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário