sábado, 30 de junho de 2012

Seminário de Desenvolvimento Infantil

     Nos dias 27, 28 e 29 de junho foi realizado o Seminário de Desenvolvimento Infantil, organizado pela Gerência de Educação Infantil da SME.
      O terceiro dia do evento, 29 de junho, foi destinado aos Coordenadores Pedagógicos e Professores Articuladores (manhã). A consultora da SME, Eliana Bhering (foto acima), iniciou o encontro apresentando o tema "Desenvolvimento da Linguagem na Educação Infantil". Realizou um panorama das publicações da SME para Educação Infantil e focou sua fala na aprendizagem efetiva, através das ações intencionais com mediações e interações.

    
      Em seguida, a Professora Cátia nos fez dialogar com os estudos de Magda Soares, apresentada por esta como a teórica referência sobre LINGUAGEM na SME. Apresentou as pesquisas  sobre letramento e alfabetização no Brasil e o processo ensino aprendizagem.

           A professora Tatiana conversou sobre o papel do coordenador pedagógico utilizando-se de recursos variados e sua prática adquirida quando coordenadora pedagógica.
            Para o fechamento a Professora Simone Souza, apresentou questões sobre o ambiente e o espaço da sala de aula de uma escola de Educação Infantil.

Um mundo melhor - Nossas atividades


Projeto Replantando Vida

     A Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE, através do Projeto Replantando Vida, e a Secretaria Municipal de Educação assinaram um termo de cooperação para efetuar uma grande ação de plantio em todas as escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro em comemoração à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), visando à conscientização dos estudantes.

            A nossa escola recebeu duas mudas e realizou o plantio no dia  18 de junho com os alunos do 1º e do 2ºturnos. Inicialmente as mudas foram plantadas na lata para, posteriormente, passarmos para o terreno.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Troféu Rioeduca 2012




Estamos habilitados para concorrer ao Troféu Rio Educa.
Nosso blog vai concorrer na categoria Blog de Escola .
A partir do dia 02 de julho estará aberta a votação no site                                                    www.rioeduca.net.
                                                              
                                                                    Contamos com seu voto!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROJETO: VIAGEM PELAS FORMAS E RITMOS DO NOSSO POVO

       VIAGEM PELAS FORMAS E RITMOS DO NOSSO POVO é um projeto que pensa na criança e sua relação com os livros com a responsabilidade de contribuir para a formação do aluno leitor baseado nas vivências dos próprios alunos e professores.






     Utilizando as múltiplas linguagens das manifestações da cultura popular, o nosso aluno – pré-leitor – terá momentos de enriquecimento das experiências através da liberdade de auto expressão e desenvolvimento da sociabilidade. 





 Projeto de Leitura/Música – Parcerias:

1.    De Mala e Cuia  (Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular)
2.    Mundo do Faz de Conta (Mundo Verde)
3.    Música no Corpo (FUNART/RJ)




Alimentação Saudável


    Em parceria com o Centro Municipal de Saúde Woodrow Pimentel Pantoja, promovemos no espaço escolar, ação de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis.



                A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e atividades educativas são realizadas a fim de informar e motivar para escolhas individuais. De forma lúdica, refletimos sobre as atitudes diárias e os hábitos alimentares de nossos alunos e familiares.






quinta-feira, 7 de junho de 2012

Homenagem às mães

Tic tac tic tac
Um doce tic tac
O meu coração tá batendo louco pra te ver
Louco pra te ver

É meu sol
Que toda manhã
Vem pela janela pra me acordar
Esse amor
Tão doce e diferente
Cresce de repente
Eu sempre digo que sim
Letra da Música Tic Tac (Floribella)






No ritmo da alegria... A festa

     Esperamos toda a comunidade escolar para a nossa grande festa! 
     Aguardamos sua contribuição e participação!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Centro de Estudos - Abril


Aniversário da escola

     Este ano nossa Unidade Escolar completou 5 anos. Com grande alegria, a comunidade escolar comemorou esta data tão especial. Momento importante para intensificarmos a história de nosso patrono, nossa missão e nossos valores.
        As crianças realizaram apresentações demonstrando a importância da escola e um grande coral ecoou em uma sua voz "Brilhe a sua força e sua luz por muitos anos!"

Oficina de Percussão

     Desenvolvemos ao longo do mês de abril oficinas de percussão em nossa Unidade Escolar, uma parceria com o Bairro Educador.
     Este ano, dando continuidade ao trabalho com a música, apresentamos obras musicais de diferentes gêneros, estilos, épocas e culturas, preferencialmente, brasileiras e buscaremos estabelecer um maior contato com os instrumentos musicais e os sons produzidos (PPP).

 O desenvolvimento musical é possível, através de atividades simples, com uma nova abordagem, novos timbres e novos recursos; som produzido por objetos- baldes e cabos de vassoura tornaram-se instrumentos musicais.
     
    Com estes elementos, o aluno amplia sua capacidade perceptiva, expressiva e reflexiva com relação ao uso da linguagem musical.