sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NO RITMO DA ALEGRIA

"Nas cores de sua aquarela
Valores brincando na tela
Aquele abraço desenhar
Gira o compasso, eu quero outra vez sambar"
(Samba enredo da Renascer de Jacarepaguá)









A ARTE DE ROMERO BRITTO NA PCHS





PROJETO DE TRABALHO 1º SEMESTRE - VIDA E OBRA DE ROMERO BRITTO


BRINCANDO COM FORMAS SEM FORMAS NO RITMO DA ALEGRIA

         Através do brincar, articular os saberes das crianças com o conhecimento pré-estabelecido a partir das interações e práticas cotidianas. 
         Construiremos a prática pedagógica pautada na percepção da história da própria criança, do seu contexto social e do ambiente escolar articulando o conhecimento a vida e obra de Romero Britto e aos diversos ritmos musicais.


          Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos principais artistas de nosso tempo. Nascido no Recife em 6 de outubro de 1963, destaca-se em uma sociedade desgarrada da arte representativa.

               Aos 8 anos de idade chamava a atenção na escola onde estudava. Além de decorar cadernos com desenhos coloridíssimos, passava horas no quintal de sua casa criando. Sucatas, papelão e jornal serviam de suportes para suas pinturas.
            
   "Nasci com um dom e quero dividir com todos."

(Fonte: Google)

SEMANA DE ACOLHIMENTO

     O acolhimento ocorreu a partir da integração escola-família: entrada dos pais, reunião geral, reunião com as professoras e participação em algumas atividades desenvolvidas com as crianças.

SEMANA DE FORMAÇÃO 2012


     A semana de formação foi organizada a partir das orientações da Gerência de Educação Infantil de forma a atender as peculiaridades da realidade escolar. Adaptamos as sugestões e priorizamos nossas necessidades por estarmos atendendo a comunidade em três turnos.

     No que se trata ao Planejamento foram oportunizados momentos de troca e decisões coletivas. Retomamos o olhar para as Orientações Curriculares; organização do calendário interno; atualização do Projeto Político Pedagógico; estudos sobre a proposta pedagógica da instituição; Análise Estratégica; Programa 5S; o ingresso na escola e os cuidados necessários; preparação do ambiente e organização do tempo/espaço.





 
      "Sejam todos bem vindos a mais um desafio: fazer de 2012 o ano da cooperação, da solidariedade, do sucesso de todos para todos" (Gracinha Muller)