quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mais três anos de Gestão

     A Chapa Bem Viver obteve 88% de aprovação da Comunidade Escolar.
     Diretora Geral: Margarete Bandeira
     Diretora Adjunta: Analete Paes

Premiação Projeto Poesia na Escola

     No dia 25 de novembro aconteceu uma solenidade na ABL para parabenizar os profissionais e alunos poetas da Secretaria Municipal de Educação.
 O Projeto Poesia na Escola já existe há mais de 10 anos e valoriza as poesias de professores,funcionários de apoio e alunos. É um concurso onde as poesias são enviadas para a SME, e uma equipe de profissionais da educação  seleciona 100 poesias de profissionais e 100 poesias de alunos.O resultado deste Projeto é a publicação de um livro com as poesias dos profissionais e outro com as poesias dos alunos. No evento, cada homenageado recebeu um livro e futuramente receberão 10 exemplares dos livros com a publicação de suas poesias.

 
A escola Padre Carlos Henrique de Souza foi representada pela Professora Margarete Rodrigues, Diretora, que teve uma de suas poesias selecionada.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Oficina de Percussão


  De 16 a 22 de novembro, desenvolvemos atividades com a linguagem musical por ocasião da Semana da Música e Dia do Músico. Seguindo as Orientações Curriculares integramos essa linguagem às outras áreas do conhecimento.
        No processo de desenvolvimento infantil o trabalho com a música deve se realizar em contextos que entendam a música como processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, criar e refletir. Foi esta a proposta desenvolvida por Paulo Negueba hoje (23 de novembro) em nossa escola, na Oficina de Percussão. Paulo Negueba teve seu primeiro contato com a música ainda criança na comunidade de Vigário Geral onde vivia. Por esta razão ele considera fundamental oferecer estas oportunidade para os pequenos.

     - "É muito gratificante trabalhar com as crianças", diz. Para Negueba, esta oficina foi só para despertar o interesse nos alunos. O ideal é que estas atividades acontecessem com maior frequência, para que se pudesse alcançar resultados ainda maiores.
     Através de situações criadas, Negueba, oficineiro do Bairro Educador, proporcionou a interação da criança com o som, o movimento, o silêncio, a expressão, entre outros a partir de exercícios que colaboram para a formação de hábitos e atitudes e disciplina.

      As crianças puderam explorar diversas fontes sonoras através de alguns instrumentos. “(...) as características centradas na experimentação, imitação e apreciação, possibilitam às crianças perceberem tanto sons e silêncios quanto as estruturas e organizações musiciais” (Orientações Curriculares EI)









terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONVITE AOS RESPONSÁVEIS

Almanaque de Férias para a Educação Infantil

                                O que é o Almanaque de Férias?
     Caderno de Atividades para ser utilizado durante as férias para que o aluno possa revisar as tarefas para maior êxito em seu processo de aprendizagem.
    Os alunos deverão ter um tempo diário de realização das tarefas, pois ao retornar, haverá uma avaliação a partir do que foi estudado em casa.
    O caderno de atividades deverá ser entregue no início do ano letivo de 2012 para o professor da turma.
    Aos Responsáveis:
RESERVE UM TEMPO DIÁRIO PARA SEU FILHO (A)
REALIZAR AS ATIVIDADES E ACOMPANHE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.


Treinamento de Indicadores para o desenvolvimento infantil

         Estivemos presente no treinamento para aplicação dos questionários ASQ-S3 e ASQ-SE na Pré-escola da Rede Municipal, na manhã do dia 22 de novembro, na Universidade Estácio de Sá no West Shopping. Inicialmente foi realizado uma reflexão sobre o Desenvolvimento Infantil e a Primeira Infância, etapa em que deve haver uma parceria entre a Educação, a Saúde, o Poder Público e a Família.

     Para o monitoramento da Primeira Infância, serão aplicados os mesmos indicadores, porém contemplando as especificidades de cada CRE, cada unidade de ensino e cada turma, mas o resultado apresentará uma visão global. Os instrumentos não substituem as avaliações comuns da escola.
     O ASQ-3 está relacionado a comunicação, a coordenação motora fina e ampla, a resolução de problemas e aos aspectos pessoal/social. O ASQ-SE está relacionado aos aspectos emocionais (desenvolvimento emocional e afetivo da infância).
        Dúvidas? 
        Plantão 10ª CRE: Isis e Patrícia (2ª a 6ª - 8h /17h)
        Tel.: 0800 773 6026
         E-mail: cre10asq2011@yahoo.com.br 


 


domingo, 20 de novembro de 2011

Tirando dúvidas sobre o Programa Bolsa Família

     Atendendo ao Planejamento realizado em parceria com o Posto de Saúde Woodrow Pimentel Pantoja, visando a saúde  do escolar (PSE), aconteceu no dia 16 de novembro em nossa Unidade Escolar, a Palestra "Tirando dúvidas sobre o Programa Bolsa Família" com a assistente social Sandra.
     A palestrante iniciou argumentando a comunidade sobre as principais dúvidas, que foram: pagamento suspenso e/ou bloqueado; cadastro; valores; condicionalidades do programa, entre outros.
      Foram dadas explicações sobre as unidades básicas de atendimento, que não atendem emergência, esclarecendo que estas funcionam com atenção primária, de acordo com a assistente social. Explicou também a importância de conhecer este funcionamneto, pois a população é direcionada para sua área de cobertura.
     Ao final da palestra, foi dado atendimento aos usuários do Programa Bolsa Família atendidos pelo Posto de Saúde: advertência aos faltosos, marcação e remarcação da vigência 2011 (condicionalidades da família), etc.

       SAIBA UM POUCO MAIS:

       O que é o Programa Bolsa Família?
       É um programa que transfere renda diretamente para as famílias como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde. O dinheiro pode ser usado para comprar alimentos ou para qualquer despesa importante para o desenvolvimento da família.

     O que são as condicionalidades do Programa?
     São compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público para que os beneficiários utilizem os serviços de educação, saúde e assistência social, principalmente, as crianças, adolescentes e as mulheres grávidas.

     Compromissos de educação:
    Os pais ou responsáveis devem: matricular as crinaças de 6 a 17 anos na escola e garantir a frequência escolar.

     Compromissos de saúde:
     Os pais ou responsáveis pelas crianças menores de sete anos devem levar as crianças para vacinar, pesar, medir e fazer exames frequentemente.
     As gestantes e mães que amamentam devem participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde; continuar o acompamhamento da saúde da mãe e do bebê, após o parto; participar das atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento e alimentação saudável.




sábado, 19 de novembro de 2011

Processo Sucessório nas escolas

     

        Depois de passar por um período de formação on line, prova presencial, agora a diretora é avaliada por uma banca de professores: uma diretora da 9ª CRE, um professor do nível central; um professor representante da 10ª CRE. Expõe o Plano de Gestão.
     A chapa BEM VIVER, formada por Margarete Rodrigues e Analete Paes, foi considerada apta a participar da Consulta à Comunidade que acontecerá no período de 23 a 26 de novembro de 2011.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Homenagem aos Professores

     Como demonstração de carinho, nossos professores foram homenageados por responsáveis e alunos.
     Agradecemos a todos que confiam em nosso trabalho e caminham conosco  para oferecermos uma escola prazerosa e de qualidade.

Mostra de Dança das Creches e EDI's

     No dia 27 de outubro abrimos a VIII Mostra de Dança das Creches e EDI's na Cidade das Crianças.

      Através da expressão corporal e da música as apresentações trouxeram a reflexão sobre o Ano Internacional das  Florestas.

FESTA DAS CRIANÇAS

      No dia 21 de outubro foi realizada a Festa das Crianças com os recursos adquiridos com a Festa Regional.
    A partir do tema “Maluquinho por festa” montamos um ambiente agradável com vários cantinhos e brinquedos. 
       - “A festa foi bonita e alegre. Tinha pula pula, piscina de bolinhas, polvo e tobogã e muitas coisas de pintar. Gostei mais do tobogã. Ganhamos pipoca, doce e brinquedo. Minha mãe achou tudo legal”.
Débora Cristina dos Santos Silva – Turma: 17 – Professora Simone

Capacitação para utilização do ASQ-3 e ASQ-SE


      No dia 19 de outubro, no Centro de Estudo Integral promovemos a capacitação para a aplicação do instrumento de monitoramento da Educação Infantil: o ASQ-3. Para avaliar o desenvolvimento emocional e social das crianças será aplicado o ASQ-SE.
      Foi realizada visualização do vídeo “Capacitação para a Educação Infantil” – Manual ASQ-3.

     Do blog da Educação Infantil (rioeducainfancia.blogspot.com) retiramos e entregamos a cada professor o manual de uso e questionários para análise.
      Realizamos o estudo e através da discussão, tendo em vista a comunidade escolar e local, registramos nossos comentários e questionamentos que foram encaminhados ao endereço eletrônico disponibilizado.